Realizar o monitoramento do seu sistema de painéis solares é muito simples.
O inversor solar é o equipamento responsável por administrar toda a produção elétrica do seu sistema fotovoltaico e disponibilizar as informações a você.
É através do inversor que você realiza o monitoramento da geração de energia solar do seu sistema.
Mas você não precisa fazer isso diretamente no equipamento, que costuma ser instalado em áreas de pouco acesso.
O monitoramento da energia solar é feito diretamente pelo seu computador, tablet ou até mesmo pelo celular.
Ao final da instalação do seu sistema, os técnicos da empresa de energia solar irão conectar o seu inversor à rede wi-fi do seu imóvel.
Dessa forma, você consegue acompanhar a produção do seu sistema não importa onde esteja.
Tudo através do navegador de internet em computadores ou pelo app de monitoramento de energia solar para celulares/tablets.
O seu acesso à plataforma de monitoramento é feito através de um usuário e senha que serão repassados a você pela equipe técnica da empresa instaladora.
Interface da plataforma de monitoramento da fabricante Fronius.
É válido lembrar que a interface da plataforma de monitoramento e as informações que ela disponibiliza irão variar de acordo com a fabricante do seu inversor.
Também é procedimento das empresas instaladoras possuir o acesso ao monitoramento do seu inversor.
Dessa forma, é possível acompanhar remotamente os dados de geração e, se necessário, auxiliá-lo com algum procedimento de manutenção remoto.
Um inversor solar possui vida útil padrão de pelo menos 15 anos, podendo durar mais que isso se bem cuidado.
Funcionando por várias horas seguidas ao longo desse tempo é natural que, uma hora ou outra, o seu inversor possa apresentar alguma falha ou defeito.
Existem diversos motivos do porquê isso pode acontecer, e a forma de identificá-los é através do código de erro informado na própria plataforma de monitoramento
Monitores com mini display integrado, como o da imagem abaixo, também mostram o código de erro nessa própria tela.
Após conseguir o código, basta consultar o manual de instruções do seu inversor e, através da tabela de códigos de erros, diagnosticar o motivo da falha.
Portanto, quanto mais rápido você identificar o erro e repassá-lo à empresa instaladora, maior será a rapidez para que as ações corretivas sejam realizadas e o seu sistema volte a funcionar.
Por meio da plataforma de monitoramento on-line você tem acesso a uma lista completa de informações sobre a produção elétrica do seu sistema.
É possível acompanhar a produção em tempo real ou mesmo os registros retroativos para análises de desempenho e relatórios.
Confira as principais informações que você tem acesso no monitoramento do seu sistema de energia solar:
É a produção em tempo real do seu sistema, que mostra a quantidade de energia elétrica sendo produzida pela luz incidente sobre o painel.
Portanto, quanto menos dela estiver disponível, menor será a produção do sistema, motivo pelo qual durante a noite a produção é zero.
Aqui é possível acompanhar os históricos de produção elétrica do seu sistema ao longo do tempo.
Você pode conferir a produção diária, mensal e anual, assim como o total acumulado desde quando o sistema entrou em operação.
Sem dúvida, esta é a principal informação que qualquer proprietário de um sistema irá querer acompanhar.
Com base na tarifa de energia da sua distribuidora, o inversor consegue te informar o quanto você já economizou, seja no dia, mês, ano ou o total acumulado.
Outra grande vantagem de um sistema fotovoltaico é a sua sustentabilidade ao produzir energia limpa e sem impactos ambientais.
Com o sistema de monitoramento você também pode acompanhar o quanto está contribuindo para o meio ambiente.
Além da economia total de CO², o sistema mostra a comparação em quilômetros rodados por um carro a combustão e no número de árvores preservadas.
Existem diversas vantagens em se realizar o monitoramento do seu gerador de energia solar.
Além de fácil e rápido, com isso você obtém um melhor entendimento, controle e visibilidade sobre o seu sistema.
Confira 4 benefícios do monitoramento de energia solar:
Com o sistema de monitoramento é possível identificar quaisquer problemas que possam estar comprometendo a sua geração elétrica.
Isso não só permite uma solução rápida, como previne que você tenha prejuízo com o seu sistema.
Por exemplo, imagine que em um dia de céu claro, próximo ao meio dia, o seu gerador esteja produzindo metade da sua potência-pico.
Certamente algo não está certo e será preciso que você verifique o que pode estar acontecendo.
Caso contrário, você só saberia quando a conta de energia elétrica chegasse e o prejuízo já não pudesse mais ser revertido.
Outro importante benefício do monitoramento é a possibilidade de comparar as informações de geração com as oferecidas pela distribuidora na conta de luz.
A saber, todo o excedente de energia produzido pelo seu sistema é injetado na rede elétrica e transformado em créditos energéticos para você.
Ao final de cada mês, a distribuidora contabiliza essa energia através do relógio de luz e informa o total de créditos gerados em sua fatura.
Mas é possível que ocorram falhas nessa contagem, o que pode fazê-lo pagar por mais energia da rede do que seria necessário.
Com o monitoramento de energia solar você pode saber o volume gerado pelo seu sistema e, assim, consegue confirmar se os valores da sua conta estão corretos.
Além disso, com o monitoramento você pode estimar o quanto poderá economizar no mês.
Com base nos históricos de geração, dá para fazer projeções e se preparar para a conta de energia elétrica.
Também é um modo de você potencializar a sua economia, pois pode comparar a quantidade de energia produzida e consumida no mês.
Por exemplo, caso perceba que gastou muito mais que produziu na primeira quinzena do mês, você pode se programar para gastar menos no restante do período e garantir uma maior economia no fim do mês.
Por fim, o monitoramento do gerador de energia solar é crucial para acompanhar o retorno do seu investimento.
Através dos históricos de geração armazenados pelo inversor, é possível calcular o quanto você economizou desde o início com o seu sistema.
Dessa forma, você consegue calcular o quanto já teve de retorno sobre o seu investimento.
Além disso, com base nas médias de geração, você também pode estimar em quanto tempo você você terá o retorno total do valor investido no seu gerador.
Fonte: Blue Sol.